Companheiro
GERAL
1. Ter no mínimo 11 anos de idade.
2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
3. Aprender ou recapitular o significado do Voto dos Desbravadores e ilustrar seu significado de forma criativa.
4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso resumi-lo em, pelo menos, um parágrafo.
5. Ler o livro “Pela Graça de Deus” (se não foi lido anteriormente).
I - DESCOBERTA ESPIRITUAL
1. Decorar os livros do Novo Testamento, e dividi-los em suas quatro áreas. Demonstrar habilidade em encontrar qualquer um destes livros.
1. Evangelhos
2. Históricos
3. Cartas e Epístolas
4. Proféticos
2. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):
• Grandes passagens
1) Salmos 119:11 - 2) Isaías 43:12 - 3) Mateus 28:19-20 - 4) ...
• Salvação
1) João 1:1-3, 14 - 2) Lucas 19:10 - 3) Salmos 103:10-12 - 4) ...
• Doutrina
1) Isaías 1:18 - 2) João 1:12-13 - 3) I Timóteo 6:6-8 - 4) ...
• Oração
1) I Samuel 15:22 - 2) Romanos 12:1-2 - 3) I Tessalonicenses 5:15 - 4) ...
• Relacionamentos
1) Efésios 1:8-10 - 2) Deuteronômio 6:5 - 3) Atos 2:38 - 4) ...
• Comportamento
1) Salmos 34:3-4 - 2) Mateus 6:6 - 3) I Pedro 1:3 - 4) ...
• Promessas/Louvor
1) Salmos 56; 35:7 - 2) Salmos 37:3 - 3) Isaías 35:10 - 4) ...
3. Em consulta com seu conselheiro, escolher um dos seguintes temas:
a. Uma parábola de Jesus;
b. Um milagre de Jesus;
c. O Sermão da Montanha;
d. Um sermão sobre a Segunda Vinda de Cristo
Demonstrar seu conhecimento sobre eles através de uma das seguintes formas:
a. Troca de idéias com o seu conselheiro.
b. Atividade que integre todo o grupo.
c. Redação.
4. Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas das seguintes passagens:
a. As bem-aventuranças | Mateus 5:3-12
b. Oração do Senhor | Mateus 6:9-13
c. Volta de Cristo | Mateus 24:4-7, 11-14
d. Comissão Evangélica | Mateus 28:18-20
II - SERVINDO AOS OUTROS
1. Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando de maneira prática companheirismo para alguém.
2. Dedicar pelo menos cinco horas participando de um projeto que beneficiará sua comunidade ou igreja.
III - DESENVOLVENDO AMIZADE
1. Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.
IV - SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA
1. Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27.
2. Conversar com seu líder sobre como a aptidão física e os exercícios regulares, se relacionam com uma vida saudável.
3. Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.
4. Completar a especialidade de Natação Principiante II ou Acampamento II.
V - DESENVOLVENDO ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA
1. Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube.
2. Ajudar no planejamento de uma excursão ou acampamento com sua unidade ou clube, envolvendo pelo menos um pernoite.
VI - ESTUDO DA NATUREZA
1. Participar de jogos da natureza, ou caminhada ecológica em meio a natureza, pelo período de uma hora.
2. Completar uma das seguintes especialidades:
a. Anfíbios
b. Aves
c. Aves Domésticas
d. Pecuária
e. Répteis
f. Conchas e Moluscos
g. Árvores
h. Arbustos
3. Recapitular o estudo da criação e fazer um diário, por sete dias, registrando suas observações do que foi criado em cada dia correspondente.
VII - ARTE DE ACAMPAR
1. Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola.
2. Participar em um acampamento de final de semana, e fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente.
3. Aprender ou recapitular os seguintes nós:
a. Oito
b. Volta do salteador
c. Volta esticada ou paradora
d. Caminhoneiro
4. Completar a especialidade de Primeiros Socorros – Nível básico.
VIII - ENRIQUECENDO SEU ESTILO DE VIDA
1. Completar uma especialidade em Artes e Habilidades Manuais não realizada anteriormente.
CLASSE AVANÇADA - COMPANHEIRO DE EXCURSIONISMO
1. Saber a composição, significado e uso correto da Bandeira Nacional.
2. Ler a primeira visão de Ellen White e discutir como Deus usa os profetas para apresentar Sua mensagem à igreja (ver Primeiros Escritos, pág. 13-20).
3. Participar em uma atividade missionária ou comunitária, envolvendo também um amigo.
4. Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis e fazer uma lista do que eles providenciam para você.
5. Participar de uma caminhada de 8 quilômetros preparando ao final um relatório de uma página.
6. Escolher um dos seguintes:
a. Assistir a um “Curso Como Deixar de Fumar”.
b. Assistir dois filmes sobre saúde.
c. Fazer um cartaz sobre o prejuízo das drogas.
d. Ajudar a preparar material para uma exposição ou passeata sobre saúde.
7. Identificar e descrever 12 pássaros e 12 árvores nativas.
8. Participar de uma das seguintes cerimônias e fazer uma avaliação demonstrando como pode ser melhorada:
a. Investidura
b. Admissão de novos desbravadores
c. Dia mundial do desbravador.
9. Preparar uma refeição sem utensílio de cozinha.
10. Preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.
11. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:
a. Habilidades Domésticas,
b. Ciência e Saúde,
c. Atividades Missionárias
d. Atividades Agrícolas
Bandeira Nacional
A classe de companheiro precisa saber a composição, significado e uso correto da Bandeira Nacional, conforme o item 1 da classe avançada.
Quando surgiu:
Adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889.
As cores:
As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina
Círculo interno azul:
Corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.
As estrelas:
Cada estrela representa um estado da federação.
https://www.on.br/glossario/alfabeto/b/mapa_bandeira_grande.html
A faixa branca:
É apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas.
O lema "Ordem e Progresso":
É atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.
A forma e o uso das bandeiras nacionais é, em geral, regido por regras bastante severas. A lei n° 5700 de 1 de setembro de 1971 é que "dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais". Foi alterada pela Lei nº 8. 421 de 11 de maio de 1992
PROPORÇÃO BANDEIRA E MASTRO
Sua largura não deve ser maior que 1/5 nem menor que 1/7 da altura do mastro.
Em flâmulas, escudos e panóplias, igual ou maior que as demais e em destaque.
EM FUNERAL E LUTO OFICIAL
Colocada sobre ataúdes ou A meio-mastro, quando hasteada.
EM DESFILES CIVIS
Desfraldada ou em mastro, destacada à frente das demais.
PORTA-BANDEIRA
Posição de descansar, ombro-armas e em continência.
SAUDAÇÕES MILITARES
Abater espadas, continência individual e apresentar-armas.
SAUDAÇÕES CIVIS
De pé, descoberto, em silêncio e com respeito.
DESFRALDADA
Em edifícios.